Dia Internacional da Síndrome de Down

 

1100x700-dia-mundial-da-sindrome-de-down-2

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil possui 300 mil pessoas com Síndrome de Down. Apesar de conseguirem desenvolver capacidades e habilidades, ainda existe preconceito devido a falta de informações da sociedade.

Segundo o Movimento Down, organização que visa informar e conscientizar sobre a síndrome, a prática inclusiva nas escolas pode contribuir não só para o alcanço de uma educação de qualidade para todos, mas para uma expectativa de vida melhor de forma geral.

Além da conscientização e apoio de todos, também é importante que a criança com SD receba o acompanhamento adequado desde os primeiros meses de vida. Entre os principais cuidados estão as consultas periódicas com neurologista, pediatra ou geneticista, além de acompanhamento constante de fonoaudiologista e fisioterapeuta.

Uma pessoa com Síndrome de Down pode aprender, brincar, trabalhar, constituir uma família e levar uma vida autônoma.

Matéria original: Doutíssima

Compartilhe com seus amigos:
Facebook
Google+
http://lindoyaverao.com.br/dicas/2016/03/21/dia-internacional-da-sindrome-de-down/
Twitter
Follow by Email
Pinterest
INSTAGRAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *